10 de nov de 2007

Mais informações

Teatro Cândido Mendes apresenta 'comédia de peso'

Espetáculo "A Vigilante" conta com recursos multimídia e humor para retratar a vida de uma simpática gordinha

A gordura retratada de forma cômica este é o argumento do espetáculo "A Vigilante – Uma Comédia de Peso", que estréia no próximo dia 13 de novembro, a partir das 21h, no Teatro Cândido Mendes, em Ipanema. Com uma fusão de textos de Patricia Daltro e Rosana Hermann sobre o universo dos gordinhos, o ator Raphael Miguel vive Glorinha, uma personagem que divide casos engraçados de sua vida, tendo o excesso de peso como tema principal.

A peça conta a saga de uma simpática gordinha que se vê as voltas com uma estranha dieta após sentir seu relacionamento ameaçado por uma mulher de apenas 55 kg. Para tentar descobrir a origem de sua gordura, Glorinha participa de reuniões em grupo especializado levando a platéia para as mais diferentes e inusitadas histórias. Os casos vão desde uma simples pesagem até o pânico insuflado por uma "gorda bomba" em um shopping.

- Trazer aos palcos um espetáculo como "A Vigilante" é sem dúvida apresentar situações do nosso cotidiano e de todos que estão ao nosso redor. É usar a velha fórmula: histórias reais, traduzidas pra linguagem teatral, que faz com que o público se identifique – ressalta o ator Raphael Miguel.

Sob a direção de Carlos Alexandre, do sucesso Terapia do Riso (atualmente em cartaz no Shopping da Gávea), o espetáculo conta com recursos multimídia como fio condutor da trama. Durante os diálogos de Glorinha, o público assiste a interação da personagem com projeções em vídeo, o que segundo ele é uma proposta de linguagem nova para o teatro contemporâneo. Este é o segundo trabalho de Carlos Alexandre em direção já que ele acaba de encerrar a temporada do espetáculo As Mulheres da Rua 23, na Tijuca.

- A Obesidade é sempre atemporal e na moda. A idéia é falar deste assunto tão delicado como a gordura sem ser didático, ou seja, utilizar a linguagem que só o teatro permite. Nesta proposta mostramos uma personagem que poderia ser qualquer um de nós, convidando a platéia há fazer parte da sua vida. Através de suas histórias e experiências a simpática Glorinha encara tudo com bom humor e alto astral – diz Carlos Alexandre.

Os figurinos assinados por Vânia Mourão são extremamente realistas e dão um estilo especial a personagem, que ainda conta com recursos especiais na sua composição para retratar a obesidade. De acordo com Raphael Miguel foram horas de ensaio em cima de saltos para adaptar o caminhar da personagem aos adereços e as composições da sua imagem assinada pela visagista Rita Pellegrino.

- Glorinha é uma gordinha extremamente leve – diz o ator em tom de descontração.



FICHA TÉCNICA
COM: RAPHAEL MIGUEL
DIREÇÃO: CARLOS ALEXANDRE
TEXTO: PATRICIA DALTRO, RAPHAEL MIGUEL E ROSANA HERMANN
DIREÇÃO DE MOVIMENTOS E COREOGRAFIAS: SILVIA XAVIER
FIGURINO: VÂNIA MOURÃO
ASSISTENTES DE FIGURINOS: ALEXANDRA RIBEIRO E PRISCILA EMIGDIO
VISAGISMO: RITA PELLEGRINO
MODELISTA: MACOLLO DE PAIVA
ADERECISTA: ELPIDIO MARADONA
PROGRAMAÇÃO VISUAL: MIRELLA MENDONÇA
FOTOGRAFIA: BRUNO DE LIMA
ASSESSORIA DE IMPRENSA: LEANDRO BERTHOLINI
PRODUÇÃO: LUIZ PRADO
Serviço:
Espetáculo: A Vigilante – Uma comédia de Peso
Local: Centro Cultural Cândido Mendes
Horário: 21h
Capacidade: 130 lugares
Ingressos: R$ 30 (estudantes e idosos pagam meia)
Tempo de duração: 60 minutos
Classificação Etária: 12 anos
Temporada: 13 de novembro a 12 de fevereiro (quintas-feiras)
Telefone: 2267-7295


Assessoria de Imprensa
Leandro Bertholini
(21) 9774-0172