9 de ago. de 2010

Perfeitinha

Por que as vezes me cobrava tanto que me machucava ao perceber que era apenas humana. Um dia perguntaram qual era meu principal defeito, e riram quando respondi: A busca da perfeição. Mas isso é defeito? perguntaram. Como não? Se por causa disso,esquecia, às vezes, de respirar. Tensa e retesada ad aeternum na ânsia de ser aceita. Morrendo de medo da descoberta da fraude. Pois é, quando cobramos muito de nós mesmas, achamos sempre que somos uma fraude, prestes a ser desmascarada a qualquer momento. 

E era preciso ser inteligente, bem humorada, criativa, multitarefas, tudo ao mesmo tempo agora e sem parar. Por que quando se para, é uma falha. E a falha é imperdoável

Quando errava, ou quando o planejado, se desorganizava todo perante meus olhos, batia uma angústia feroz, ataque de ansiedade desses de colocar saquinho no boca e contar até mil. Vontade de sumir da face da terra, como se todos fossem apontar dedos e falas... Medo...

Demorei a enxergar que não era o outro que me queria perfeita, mas eu mesma que me obrigava a ser o que ninguém poderia ser...

Boazinha demais, disse a amiga, numa critica sincera. É impossível ser tão polyanna assim. Jogo do contente para apagar angústias e tristezas ocultas. Mas por que? Ou pra quê ou quem?

Depois de constatado isso, não anseio mais a perfeição, minto. Tento não querer mais a perfeição. Faço um esforço para aceitar a humanidade carregada de erros que há em mim. 

Planejamentos falham, sonhos são desfeitos, atividades saem errado... Mas nada disso muda àquela quem sou. E se não sou como você pensa, hoje não quero mais me adaptar, apenas te digo adeus e vou embora, porque, sinceramente, eu sou exatamente do jeito que posso ser.  

7 comentários:

Vivi Oliveira disse...

Uauuuuuuuu!!! Isso tem cura??? Pq se existe um elixir miagroso, preciso urgentemente, pq parece que vc tava me descrevendo. Me cobro D+ e só não piro de vez pq meu lado rebelde ( que deve ter vindo pra equilibrar kkkk)num momento de fpuria manda tudo pra PQP...explode e só depois eu penso,só depois eu me culpo mais um pouquinho kkkkk Só pra não perder o costume.Aíiiiii me sinto mais leve agora e feliz de saber que não estou sozinha ufaaaaaaa! Amo vir aqui assim, de amnsinho, fortuitamente e sempre me sentir bem, me identificar com sua humanidade tão parecida com a minha ;) Vc lembra quando eu nem te conhecia e do nada te falava que gostava de vc pq te achava muito inteligente, vc ficava assustada né? kkkk Posé a pirada aqui as vezes é muito intuitiva e se identifica rapidamente, se reconhece no outro. Um cheirinho pra tu mulher talentosa! Vivi :P

Anônimo disse...

Patrícia , valeu ! A coisa é social e ainda está andando pelas pessoas. Não adianta falar que é a sociedade porque ela somos nós. Então nós, mal resolvidos, nos achamos cobrados o tempo todo. Mas, por quem? Pela nossa loucura, pela vontade de agradar, de sermos aceitos, de ficarmos na boa com Deus, etc. Ocorre que somos todos a mesma coisa, apenas com cores diferentes. Quem não quer no aceitar, bom, não quer e pronto. E isso é só o que pode queer...

Lily Luz disse...

Não nego q de vez em quando eu faço o jogo do contente,mas depois q a brincadeira acaba, a ficha cai e a gente fica muito mal.
Eu deixei de me cobrar, quero ser apenas eu.Com minhas falhas e com meus defeitos. Me aceite assim se quiser.
Perfeitinha? Tô fora.

Bel disse...

Onde está a linha, pra assinar embaixo?

"sinceramente, eu sou exatamente do jeito que eu posso ser." Adorei.

Bjoooo

Talita disse...

No meu caso, tento eliminar meus defeitos porque me incomodam demais, tento atingir essa tal perfeição por vontade própria mesmo, nem é pelo outro. Mas mesmo assim isso cansa :s

Unknown disse...

Eu ainda me cobro bastante, é muito peso para carregar sozinha! Acho que herdei de minha mãe essa busca por tentar ser perfeita, ser perfeccionista demais. Isso muita vezes é angustiante!

Paty,
Gostei do texto! ;)

Matheus Farizatto disse...

Nossa, que situação.
Pois é, PRA QUEM?

bjo!